quarta-feira, 15 de fevereiro de 2017

TIRANDO OS ROLAMENTOS

Cada roda de seus patins contém um par de rolamentos e um espaçador. Este conjunto, que encaixa dentro do cubo da roda é o responsável por diminuir o atrito e transformar energia em movimento. Tirando as explicações técnicas, é preciso ter algum cuidado com eles, mas não se preocupe por demais, Vale lembrar que rolamentos são ossos duros de roer, não estragam com facilidade, são feitos de aço, aço enferruja se deixar de molho em água, mas se não deixa-los molhados e fizer uma manutenção continuarão funcionando muito bem e por muito tempo.
Podemos classificar os rolamentos, para o propósito desta matéria, pelo tipo de selagem:
. os blindados 
. os não blindados
Muita gente acredita que por terem os rolamentos blindados, estes não saem da roda. Em verdade, alguns rolamentos encaixam só depois de muita pressão e jeito e em contrapartida, ficam bem presos e dificultam a retirada, como vocês podem ver no vídeo a seguir.




Mas a blindagem em si é só para o tipo de selagem

Todo rolamento sai do cubo da roda e há várias formas de fazê-lo, várias ferramentas podem ser úteis (martelo, alicate e outros não fazem parte do arsenal necessário - mas pode manter a neusaldina à mão, just in case...). 
No vídeo a seguir, temos uma ferramenta comum aos skatistas e patinadores, ferramenta encontrada em lojas especializadas em também em casas que vendem ferramentas.




Mas eu preciso de ferramentas especiais?!
Não, você pode usar a chave de parafusos que veio com seu patins - com um efeito de alavanca o rolamento sai com facilidade. No vídeo, a chave é inserida logo abaixo do rolamento, no espaço onde fica o espaçador e com leves movimentos (pode ser que seja necessário repetir a alavanca em mais que um ponto para vencer a resistência) o rolamento acaba por sair.




Mas eu comprei patins usado, não veio com chave!

Não se preocupe, diversas ferramentas podem se prestar à remoção dos rolamentos - basta ter jeito e paciência que eles sairão sem problemas!



Fortes agradecimentos aos fraldinhas que tiraram um tempo para produzir esses vídeos!

Um comentário: