segunda-feira, 13 de fevereiro de 2017

Plateau

O plateau talvez seja a expressão que mais causa frustração na humanidade. É como uma espécie de barreira (que pode ser física ou psicológica) e que impede um indivíduo de evoluir. Algo que desmotiva e, muitas vezes, faz com que a pessoa desista de continuar tentando.

Você começou a patinar. Os primeiro passos são complicados, você se sente inseguro sobre os patins, sente um pouco de dor nos pés, nas pernas, coluna, etc... Fica cansado rapidamente e os tombos sempre te deixam um pouco chateado e dolorido, mas nada disso te faz desistir. Em poucos dias andando, você começa a evoluir. Ganha velocidade e não se sente tão inseguro. A sensação é interessante e você começa a querer fazer mais coisas. Aprende a fazer curvas, freiar e pequenos saltos. Em pouco tempo, você está livre e solto, confiante em seu patins, andando pela cidade a toda prova, desviando de bueiros, pulando meio fio, andando sobre a calçada, descendo ladeiras e escadas, saltando cones, etc... O patins é um incrível meio de transporte e diversão.

Agora, você é um patinador. Você sonha que está patinando e você não vê a hora de se juntar com seus amigos patinadores para aquele rolê bacana. Só que agora, os pequenos saltos e curvas já não te trazem a mesma emoção e você sente que pode evoluir ainda mais. Agora você quer fazer tudo isso, só que de costas. Você começa a treinar as transições, e tudo parece um pouco mais complicado do que era antes. Você se sente estagnado e o que muitos fazem com facilidade, você não parece chegar lá nunca. A sensação de frustração vai tomando conta da sua cabeça. Depois de um dia intenso de treino, você não conseguiu nem o básico.

O que está acontecendo? Porque será que está tão difícil de evoluir. A resposta é que você atingiu um plateau. O seu corpo está próximo a atingir uma barreira limítrofe. Um ponto onde fica muito difícil de evoluir. Isso seria o fim? Não. Nunca há um fim. Isso é apenas um novo obstáculo. Para sair deste limite é preciso dar o passo a diante. É preciso força de vontade, coragem e motivação para ir além.

Como vencer um plateau?

Para vencer o plateau, um indivíduo precisa estar disposto a se sacrificar. Isso envolve dedicação de tempo, paciência, dinheiro, estudo e muitas outras coisas para que este consiga ir além daquele ponto que se encontra estagnado. É preciso se motivar. Colocar metas e focar nestas. É preciso 'visualizar' os próximos passos para progredir, mesmo que de forma lenta. Buscar apoio e motivação em colegas e profissionais que dominam aquilo que deseja atingir, se dedicar de forma intensa e constante. Ser persistente e perseverante.

A cada nova meta vencida, novas metas serão criadas. Mesmo que novos plateaus apareçam, será necessário uma dose adicional de tudo isso que fora citado acima para continuar a vencer as barreiras.

Mas e se nada disso adiantar?

Desistir nunca é a melhor opção. Em muitos casos, é melhor parar e dar um passo atrás afim de conseguir dar dois passos a frente. Isso quer dizer que vale parar um pouco e refletir. Mudar a metodologia, buscar outras opções, diversificar ou até mesmo, começar do zero. É porque não? O que há de errado em recomeçar? Muitas vezes, recomeçando da forma correta, percebemos os erros iniciais e chegamos em nossos objetivos de maneira mais fácil e com menos prejuízos no percurso.

A grande idéia deste texto visa em motivar o patinador a nunca desistir. A entender que existem limites em tudo na vida, mas nada é indicativo de parar. Os desafios existem exatamente para manter os indivíduos ativos e buscando progredir. Quando vencemos um desafio evoluímos como ser humano, nos sentimos confiantes e preparados para novos. O mais importante é estar ciente que sempre vão existir os momentos em que tudo parece impossível, mas isso não quer dizer que não exista uma solução. Às vezes uma simples mudança de ponto de vista pode mostrar inúmeros caminhos que não foram visualizados anteriormente.

Esteja sempre disposto a se aprimorar e vencer seus plateaus. Conte com os Fraldinhas para ajudá-lo(a), não importa qual seja sua dificuldade. Não existe vergonha em pedir ajuda. A vergonha está em não continuar. Nunca desista dos seus sonhos. Nunca pare de patinar. Patinar é viver e viver é bom demais!

4 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Gostei do blog me ajudou muito na escolha do patins para minha filha. Dando uma dica para as pessoas que querem economizar comprei direto no site da Riedell nos Estados Unidos, e utilizei os serviços da https://planetexpress.com para entrega, economizei mais de R$1000,00

    ResponderExcluir