quinta-feira, 16 de fevereiro de 2017

FHPERJ- JAQUELINE ALEXANDRINA

Ela é mãe, trabalha fora em dois turnos e ainda abraçava um terceiro, pegou de frente nada menos que a presidência da Federação De Hóquei e Patinagem do Estado do Rio de Janeiro, em amor ao esporte praticado pela filha, atleta da patinação artística. Sempre aberta a conversar, a conheci logo que assumiu a presidência, colocando-se logo à disposição para explicar do que se tratava a Federação.

Anos se passaram e Jaqueline manteve sempre abertas todas as portas. Deixando agora a vaga para sua sucessora, me concedeu mais uma entrevista, dessa vez, falando da Federação para os fraldinhas.
Aproveitem a leitura.


Quando assumiu a Federação? 

EM 15/2/2013.
TERMINEI A GESTÃO EM 11/2/2017.

Em quantos campeonatos participou nesse tempo?
Estive presente em aproximadamente 15 Campeonatos.

Também esteve presente em diversos eventos não competitivos da patinação no RJ, como no Roller Rio e no MMM, Mostra de Multi Modalidades

Quantos atletas participam por média em um campeonato da federação? 
Por volta de 120 atletas.


Quem paga pelo campeonato da federação? Quem organiza os campeonatos? Quem pode participar dos campeonatos? 
Já tivemos duas realidades:
Os Campeonatos Estaduais de Patinação Artística foram todos organizados pela Federação pois a mesma recebe de atletas, técnicos, coreógrafos e Clubes, valores de mensalidade, anuidade e inscrição.
Os Campeonatos de Hóquei Tradicional e Velocidade são organizados por seus dirigentes e/ou técnicos que pagam a mensalidade e inscrição, porém o valor da inscrição retorna à equipe através de algum benefício já que a Federação apenas os filiou.

O que representa o apoio da federação a um atleta, grupo ou entidade? 
O apoio simboliza o desejo de promover o Esporte sobre rodas em um  evento, porém sem realizar a organização do mesmo.


Caso um grupo venha a realizar uma competição, mesmo sem ligação alguma com a federação, existe a possibilidade da federação ser arrolada em caso de acidente?

Mesmo dando seu apoio ou sem tomar conhecimento da Competição, há sempre chance da Federação ser citada e só com a oportunidade de explicar os fatos, a situação poderá ser resolvida.

Como requerer o apoio da federação? 
Entrar em contato com  a mesma para propor o apoio, explicando os objetivos, desenvolvimento da atividade ou evento e outros.
Como o apoio não retira a responsabilidade da Federação, o responsável pelo evento proposto precisa demonstrar o desejo de promover o esporte, boa organização, interesse pela segurança e atendimento emergencial em caso de acidente.

Quantos atletas federados aproximadamente tem no RJ? Quais modalidades da patinação estão federadas atualmente? 
A filiação ocorre anualmente. Em 2016 estivemos com aproximadamente 140 atletas, entre as modalidades de Patinação Artística e Hóquei Tradicional
Como uma modalidade procede para participar da federação? Um atleta pode se federar diretamente com a federação? 
A Federação é realizada somente através de uma entidade (clube, colégio...) onde a documentação necessária consta no Estatuto.
Qualquer necessidade de contato com o atleta será feito através da Entidade.


De onde vem os aportes financeiros da federação?

O valor que a Federação hoje possui  tem origem somente das anuidades, inscrições de atletas e mensalidade de clubes filiados.
Qual importância da federação na patinação? 
A FHPERJ responde por todas as modalidades sobre rodas em nosso estado.
Busca aproximar os adeptos , a inserção de grupos sociais e representar seu atleta e entidade filiados quando solicitado por questões diversas.
Acredito que um maior número de filiados possibilitaria maior possibilidade de conquistas quanto ao número de espaços, apoio a atletas e outros.


O governo apoia de alguma forma a federação? 

No momento  , apenas o bolsa atleta, não havendo nenhum retorno financeiro à Federação.


Quantos atletas de renome internacional tem a federação?

Dentre os atletas filiados, destacamos a  equipe Feminina de Hóquei Tradicional , que na sua formação, tinha como maioria atletas do Estado do Rio de Janeiro, com participação no Campeonato Sulamericano e uma atleta de Patinação Artística, Campeã Panamericana e 4º lugar no Mundial de Patinação Artística. 

De onde vem o nome da federação?
Foi criada por pessoas ligadas ao Hóquei, tendo a palavra Patinagem de origem portuguesa.



Participação da FHPERJ fora das competições, apoiando a patinação como um todo

Agradecimento especial ao Rodney Bandeira de Mello pela matéria sobre o parque dos patins


Campeonatos anteriores à gestão de Jaqueline incluíram a modalidade Street


Nenhum comentário:

Postar um comentário