quinta-feira, 16 de novembro de 2017

Olhar sobre o corpo - Prof Mário Pozzi

O Nascimento

Ao nascermos recebemos nossa mais importante herança, a herança genética. Tiras de informações conectadas por pequenas pontes que ditarão nossas mais variadas características. Entre elas nossa relação com os nutrientes - teremos pessoas que terão processamentos metabólicos incrivelmente rápidos enquanto que outras o terão muito lento. Naturalmente isso irá influenciar na formação de ossos, músculos e gordura.





O ambiente

Ao contrário da genética, que é uma herança de dentro para fora, o ambiente onde somos criados é uma herança que irá ter um enorme impacto em nosso corpo. Um ambiente rico em alimentos industrializados trará todas as consequências dos resíduos químicos contidas neles, enquanto que um ambiente rico em alimentos naturais, mais compatíveis com nosso organismo a nível biológico entregará uma carga mais leve e positiva.
Dentro do ambiente podemos ainda salientar as condições de stress - uma família extremamente competitiva tende a lançar seus traços sobre as crianças, que absorvem este estilo de vida da melhor forma possível, mas estão sempre com a percepção que nunca estarão a altura das expectativas. A longo prazo, o nível de insatisfação tende a ganhar proporções que podem levar ao extremo oposto, como apatia, cansaço, depressão...



O corpo infantil deve ser respeitado e observado como um todo - tem suas fases de desenvolvimento de velocidade, tem as fases de força e tem a de resistência - e isso tem variações entre o sexo masculino e feminino. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário